Finanças a longo prazo: Por que o planejamento é importante?

financas a longo prazoQuem deseja ter sucesso na vida deve fazer um bom planejamento de finanças a longo prazo, é o que dizem os especialistas. Para isso você deve traçar objetivos e definir o que você pretende alcançar em algum momento no futuro.

Comprar uma casa, trocar o carro, ter independência financeira fazer um intercâmbio ou conquistar a tão sonhada estabilidade na vida. Os objetivos podem ser muitos e dos mais diversos tipos. Mas para todos eles, há um caminho certo: fazer um bom planejamento financeiro.
Além disso, se você não trabalha suas finanças com um direcionamento específico, é provável que acabe gastando mais do que deveria. Correndo, assim, o risco de passar aperto mediante algum imprevisto.

Planejar suas finanças a longo prazo é crucial para não sair dos trilhos e conquistar um futuro tranquilo. mas, como fazer um bom planejamento financeiro a longo prazo? Siga estas dicas:

1. Resolva suas pendências financeiras 

Antes de tudo suas finanças devem estar em ordem. Renegocie suas dividas de forma consciente e que caiba no seu bolso. Abra mão de regalias que te levam para o buraco e não queira o que não cabe no seu bolso. Essas pequenas atitudes te proporcionarão um futuro leve e tranquilo e te livrarão de uma avalanche de dividas no futuro.

2. Estabeleça objetivos de suas finanças a longo prazo

Para quem não sabe onde quer chegar, qualquer caminho serve. Por isso, o primeiro passo para criar um planejamento financeiro a longo prazo é, sem dúvida, saber quais são seus objetivos. E seja qual for o seu objetivo, este passo é importante para que seja possível definir o tipo de esforço a ser implantado.

Este passo nada mais é que uma estratégia que permite estabelecer metas e diretrizes, dentro das reais possibilidades que se tem para se obter o que se deseja. Ele definirá prazos, valores e caminhos para que tudo aconteça como o esperado.

3. Economize 

É um passo óbvio, mas necessário dizer. Afinal, essa é a palavra de ordem aqui. Depois de definidos seus objetivos, é hora de colocar em prática o planejamento e economizar de verdade. Gastar com bobagem pode acabar provocando um distanciamento entre o sonho e sua realização. Por isso, é importante que você tenha um compromisso real em destinar uma quantia mensal para seus sonhos.

Algumas ações simples e que podem ajudar muito nessa economia são:

  • Sempre pesquisar preços antes de comprar;
  • Cortar o que for desnecessário de sua lista de compras;
  • Evitar gastos excessivos e;
  • Não ceder à tentação de comprar bens por impulso.

4. Faça investimentos

Investir com segurança também é outro item que merece atenção na hora de planejar as finanças a longo prazo. Investimentos como CBD, LCI, LCA são ótimas opções para quem quer fazer um investimento por um período maior de tempo. Além de possuir uma rentabilidade maior do que a da poupança eles oferecem baixo risco. Saiba mais sobre investimentos lendo esse post aqui.

5. Envolva a família no seu planejamento

Deixar a família ciente dos seus objetivos de vida também é super importante. Juntos vocês são mais fortes, por isso, com a contribuição de todos alcançar os objetivos se torna mais fácil. Além disso, essa é uma excelente forma de ensinar educação financeira para os filhos.

É bom você ficar atento aos detalhes, pois um planejamento de longo prazo pode necessitar de mudanças no meio do caminho. Por isso, é importante revisar e estar atento à necessidade de adaptação do planejamento ao longo dos anos.

Agora, é só traçar o seu plano de  finanças a longo prazo

Agora que você já aprendeu a importância de planejar suas finanças a longo prazo, que tal fazer isso agora mesmo?
E se você é daqueles que já tem ideia de quais metas traçará em seu planejamento financeiro, deixa aqui nos comentários 🙂


Posts Relacionados


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of