Como economizar nas compras de supermercado

conomizar no supermercado

Em muitas famílias, as compras de supermercado são tidas como um gasto fixo mensal. Mas mesmo assim, algumas vezes acabamos extrapolando nos gastos e não sabemos o porquê. Mas é possível economizar nas compras de supermercado mesmo com os preços nas alturas. Se você quer enxugar as despesas mantendo o padrão de qualidade da sua comida, preste atenção nas dicas que vamos te dar hoje!

O que você precisa fazer para economizar nas compras de supermercado

Evite ir ao supermercado com fome

O estômago roncando aumenta as chances de você querer colocar um monte de guloseimas no carrinho.

Pesquise preços e promoções

Vá em dois supermercados (ou mais) e faça o comparativo. O resultado da diferença pode ser surpreendente. Além disso, fique atento às promoções.

Não leve as crianças às compras

Vai sair para fazer as compras? Deixe as crianças em casa.

Compre em atacarejos

Opte por comprar em atacarejos, pois o preço é bem mais em conta do que em outros estabelecimentos.

Estipule os gastos

Antes de sair de casa, estipule o valor máximo que irá gastar na compra.

Anote tudo o que precisa comprar

Faça uma lista do que está faltando na sua despensa. Seja no papel ou no celular, isso te ajuda a levar para casa somente o necessário e a economizar nas compras de supermercado.

[+] Leia também: Porque o planejamento financeiro a logo prazo é importante

Seja objetivo nas compras

Tenha autocontrole principalmente na parte de guloseimas. Nada de sair pelos corredores pegando oito pacotes de biscoito recheado, três de salgadinho e um grandão de bala. Apesar de parecerem inofensivos, eles são prejudiciais para a saúde e para o bolso.

Evite passar pelas seções que você não precisa comprar nenhum produto e também a pegar produtos na fila do caixa – que ficam lá propositalmente para te induzir a comprá-lo.

Participe de clubes de fidelidade

Faça parte do clube de fidelidade dos supermercados. Eles oferecem descontos incríveis.

Não leve menos por mais

Preste atenção no custo-benefício. Isso inclui calcular o preço do produto pelo volume da embalagem. Em alguns casos, pode compensar mais levar uma unidade maior do produto do que duas menores – ou vice-versa. Além disso, fuja dos alimentos pré-prontos. Além de mais caros, eles são prejudiciais à saúde.

Concentre as compras mensais em um único dia

Invista nas compras mensais. Assim você não terá que voltar ao supermercado muitas vezes ao mês e, consequentemente, reduzirá os gastos com itens desnecessários que você comprou porque viu.

Substitua marcas

Sempre que possível, escolha as marcas genéricas, principalmente nos itens de limpeza e produtos básicos como farinha e açúcar. Nem sempre a marca top de linha significa melhor qualidade, tá? Na maioria das vezes você paga mais pelo valor/status da marca ou a boa aparência da embalagem do que pela qualidade do produto.

Fique de olho nas prateleiras

Olhe as prateleiras. Na maioria das vezes, por uma estratégia de marketing, os produtos com menores preços estão nas prateleiras inferiores ou superiores – que consequentemente ficam mais distantes da vista do consumidor.

Não deixe o cupom fiscal de lado

Verifique o cupom fiscal. Sabemos que errar faz parte da natureza humana. Às vezes, por algum descuido, a pessoa que está no caixa do supermercado pode registrar algum produto errado (com valores ou quantidades a mais ou a menos). E de poucos em poucos centavos, a sua conta pode ter uma diferença significativa.

Além disso, é importante guardar o cupom fiscal, pois caso precise trocar um produto estragado ou com avarias, o cupom serve como comprovante da compra.

Não desperdice alimentos

Reaproveite os alimentos. Hoje em dia, existem muitas receitas na internet de como se fazer algum prato utilizando as cascas ou outras partes dos alimentos. Além de nutritivo e saudável, essa iniciativa também é bastante amiga do seu bolso.

Gostou das nossas dicas? Conte nos comentários o que você costuma fazer para economizar nas compras de supermercado e compartilhe este artigo com quem você gosta.


Posts Relacionados


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of