11 cursos gratuitos online para você melhorar o seu currículo

cursos gratuitos online

Quando o assunto é qualificação profissional, você já deve ter visto ou vivido esta situação: quem já está empregado reclama falta de tempo para estudar. Por outro lado, quem está desempregado reclama da falta dinheiro. Mas os cursos gratuitos online são uma ótima alternativa para resolver esse impasse.

Por que os cursos gratuitos online podem ser a melhor alternativa para você?

Atualmente encontramos praticamente tudo na internet. Inclusive, cursos gratuitos para qualificação profissional. Dessa forma, ela é uma ótima aliada você incrementar seu currículo.

Ao investir em qualificação profissional, você se torna mais apto a encontrar soluções criativas para sua vida profissional. Assim, fica mais fácil de destacar dos seus concorrentes na busca de uma vaga de emprego ou mesmo para conquistar a sonhada promoção.

A vantagem dos cursos gratuitos online é que você pode adequar os horários de aula à sua rotina. Dessa forma, você vence o problema da falta de tempo. Por outro lado, adquire conhecimentos com baixo investimento financeiro.

Por isso, para te ajudar a estudar naquelas horinhas vagas sem gastar muito, selecionamos 11 cursos gratuitos online para você entrar de cabeça e ganhar pontos no seu currículo.

1. SENAI

Provavelmente você já ouviu falar do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, o SENAI. No entanto, o que nem todo mundo sabe é que além de  oferecer centenas cursos presenciais, o SENAI também oferece cursos à distância. Portanto, objetivo é o mesmo: preparar profissionais para as reais necessidades do mercado de trabalho.

O SENAI oferece diversos cursos gratuitos  online para quem não tem muita grana para investir em qualificação profissional

2. Udemy

A Udemy é uma plataforma de aprendizado online que oferece cursos online de diversas áreas do conhecimento. No entanto, é preciso pagar para ter acesso. Porém, apesar de não ser gratuito, os valores são totalmente acessíveis. Há cursos completos a R$ 19,99, por exemplo.

Atualmente eles possuem mais de 30 milhões de alunos. São mais de 80 mil cursos em vídeo, ministrados por instrutores especialistas. Uma sugestão é que antes de contratar o curso, leia os comentários de ex-alunos para saber se a aula é bem avaliada. Dessa forma, você investe em um conteúdo onde terá melhor retorno em conhecimento.

3. Veduca

O Veduca também é uma plataforma de educação a distância. Atualmente, conta com mais de 800 mil usuários e 19 cursos feitos com instituições parceiras de ensino, como a USP.

O acesso a plataforma pode ser feito de forma gratuita, mas é possível fazer o curso online certificado pagando uma taxa de R$ 49.

4. e-Aulas

Inspirada em modelos adotados por universidades de grande porte, a USP também possui uma plataforma própria de videoaulas. Com conteúdo gratuito e aberto ao público o e-Aulas contém mais de 1.400 horas de vídeos nas áreas de exatas, humanas e biológicas.

5. FGV

A Fundação Getúlio Vargas oferece diversos cursos gratuitos cuja carga horária varia entre 5 e 30 horas. Contempla áreas como Marketing, Direito e Venda.

Para ter acesso aos cursos que o FGV Online oferece basta clicar aqui e escolher o tema que mais te agrada.

6. Duolingo

Aprender um novo idioma é caro e inacessível para a maioria das pessoas. Mas, se você deseja aprender a falar uma nova língua e não pode pagar por isso, a Duolingo pode ser uma solução para você.

A plataforma é totalmente online e gratuita. Você tem acesso a cursos de inglês, espanhol, francês, alemão e muitos outros .

7. UAITEC Lab

Criada pelo Governo de Minas Gerais, a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais – Uaitec também oferece qualificação profissional online gratuita.

Por oferecer cursos de diversas áreas profissionais, o projeto visa ampliar a qualificação e requalificação da mão de obra para a formação profissional.

Apesar de ser uma iniciativa sediada em Minas Gerais, os cursos podem ser feitos por pessoas de todo o Brasil.

8. iPed

Seguindo com a nossa lista, outra indicação é o iPED – Instituto Politécnico de Ensino a Distância, pois ele também oferece uma gama de cursos gratuitos e de baixo custo.

Com mais de 15 anos de atuação no Brasil, a plataforma promove a educação de maneira democrática, já que leva ao mercado mais de 1000 opções de cursos, em 55 áreas e presente em mais de 60 países.

9. Cursos Online Senado

O Instituto Legislativo Brasileiro é um órgão do Senado Federal que possui a missão de formar, treinar, capacitar e aperfeiçoar a formação profissional.

Apesar de serem voltados para os funcionários do legislativo, os cursos online são abertos para cidadãos de todo país.

É ofertada formação gratuita em várias áreas do conhecimento, tais como Ciência Política, Administração Pública, Gestão de Pessoas, Comunicação, e Economia.

10. Cursos online Bradesco

Por acreditar que nunca é tarde demais para começar a estudar, a Fundação Bradesco criou a “Escola Virtual”. Ela oferece dezenas de cursos de diversas áreas do conhecimento. Todos eles são totalmente gratuitos e na modalidade a distância com direito a certificado.

Para fazer os cursos é necessário ter CPF, mais de 14 anos e uma conta de e-mail válida. Para receber o certificado, basta alcançar, no mínimo, 70% de aproveitamento do curso escolhido.

11. ONG’s

Não é difícil encontrar uma ONG oferecendo cursos. Entre as opções de atualização estão cuidador de idosos, libras instrumental, agente de portaria, agente de vendas, inglês, Excel, informática básica, telemarketing e muitos outros. Por isso, uma boa dica é procurar por essas instituições e se informar sobre os cursos oferecidos por elas.

Dica Bônus: Aprenda pelo YouTube

Outra forma de adquirir conhecimentos é acessar os diversos cursos, aulas e tutoriais do YouTube. Por mais que a maioria desses cursos não gerem certificados, eles são uma excelente forma de aprimorar os conhecimentos em sua área. Então, acesse a plataforma e pesquise assuntos do seu interesse para aprender mais.

CONCLUSÃO

Agora que você conheceu todas essas oportunidades de curso gratuitas e a baixo custo, não espere mais para investir em sua qualificação profissional.

Quer conferir mais conteúdos como este? Continue acompanhando o blog e as nossas redes sociais.

[+] Leia também: Guia prático: como fazer o currículo perfeito


Posts Relacionados


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of