O banco vendeu minha dívida. E agora?

banco vendeu minha divida

Você pediu ao seu banco uma quantia emprestada para reformar sua casa ou para comprar um carro. Mas surgiu um imprevisto e você não conseguiu pagar todas parcelas em dia. Após algum tempo, você começa a receber ligações de cobrança de uma outra empresa que alega ter comprado a sua dívida junto ao banco. “Como assim, o banco vendeu minha dívida? Isso pode, Arnaldo?”

Sim. Isso pode. Mas, têm algumas regras que devem ser seguidas. Neste post, explicamos um pouco mais sobre este assunto. Venha comigo!

Por que o banco vendeu a minha dívida?

O motivo que leva um banco ou outra instituição financeira a vender uma dívida é muito simples. Quando o banco encontra dificuldades em receber o que lhe é devido, este valor vai para perdas. Ou seja, é contabilizado como prejuízo para o banco.

Supondo que você devia 1 mil reais de valor principal e depois de um tempo a dívida chegou a 3 mil reais (por causa dos juros e multas). O banco já tentou de todas as formas receber este valor. Enviou cartas de cobrança, cadastrou o seu nome nos órgãos de proteção ao crédito, ajuizou a dívida em cartório de protestos, mas, ainda assim, não recebeu o valor devido.

Os valores de multas e juros já são dados como perdidos pelo banco. Mas para não perder 100% do valor original da dívida, , o banco decide vendê-la (junto com muitas outras) para assessorias de cobrança terceirizadas. O valor de venda da dívida é bem abaixo do valor original. A partir daí é de responsabilidade da assessoria entra em contato com o devedor para tentar recuperar pelo menos parte da dívida. E o dinheiro recuperado fica todo para a assessoria, que é a dona da dívida agora.

Geralmente, os bancos decidem vender a dívida quando ela está atrasada há mais de 06 meses.

Vender a dívida para outra empresa é uma atividade legal?

Juridicamente, o procedimento de venda de dívida entre empresas é chamado de cessão de créditoLegalmente, está previsto no Código Civil – Lei nº 10.406 de janeiro de 2002TÍTULO II, Da Transmissão das Obrigações, CAPÍTULO I, Da Cessão de Crédito, e em algumas normas do Banco Central. Ou seja, por lei, o banco pode sim vender sua dívida.

[+] Leia também: Quais são os meus direitos ao negociar uma dívida?

Minha dívida pode ser vendida em qualquer situação?

Como toda atividade prevista pela lei, a cessão de crédito possui algumas regras e considerações. Além de obrigações por parte do credor (no caso do nosso exemplo, o banco).

Dentre estas obrigações previstas, uma das mais importantes é a que diz que o credor deve notificar o devedor informando que outra empresa adquiriu os direitos de recebimento da dívida. Segundo o Art. 290 do Código Civil, “A cessão do crédito não tem eficácia em relação ao devedor, senão quando a este notificada; mas por notificado se tem o devedor que, em escrito público ou particular, se declarou ciente da cessão feita”. Ou seja, se o banco vender sua dívida, a venda só será válida se você for notificado da venda.

Outra regra que vale ressaltar é que o crédito não pode ser cedido a outra empresa caso exista no contrato original cláusula que a proíba a cessão. Não havendo essa cláusula, é permitido ao banco e demais credores, ceder o seu crédito e “vender a dívida” para empresas de cobrança.

negociar

Quais informações posso solicitar à empresa que adquiriu minha dívida?

Se a dívida foi adquirida por uma empresa de cobrança, você tem o direito de solicitar a esta empresa algum documento que comprove a cessão de crédito. Neste documento, você poderá, inclusive, saber se não está sendo cobrado por algum valor além do que contratou.

Procure saber se não houve aumento dos juros e de outros encargos, pois isso constituiria alteração do contrato inicial e isso é ilegal. O mesmo se aplica aos famosos “honorários advocatícios”, que são valores gastos para realizar a cobrança. O consumidor não deve arcar com estes custos, a não ser que haja previsão legal em contrato para isto.

É comum que o devedor, vulnerável pela situação em que se encontra, acabe aceitando encargos extracontratuais. Mas isso não está certo. Por isso, não se abale. Lembre-se que sempre prevalece o contrato assinado com a empresa que deu origem à dívida. Portanto, o valor de juros e parcelas será o firmado entre o consumidor e a empresa onde ele adquiriu o produto ou serviço.

A empresa que adquiriu minha dívida pode negativar o meu nome?

Sim. Ao adquirir a dívida, a empresa pode tomar todas as medidas previstas em lei para receber o valor devido. Isso inclui negativar o seu nome.

Porém, ela deve te notificar com antecedência que o seu nome será incluso na lista de inadimplentes do SPC e SERASA.  Vale lembrar que o aviso é feito por carta e a lei não obriga que ela seja enviada com aviso de recebimento. Ou seja, você não consegue provar, em caso de necessidade, se tal notificação foi enviada ou não. Que coisa não é mesmo?

Meu nome pode ser negativado mais de uma vez pela mesma dívida?

Sim e não. Uma pessoa não pode ser punida em dobro pelo mesmo motivo. Então, caso a primeira empresa tenha negativado o seu nome, ao ceder o crédito ela deve retirar dos órgãos de proteção ao crédito a restrição que havia ao seu nome. Isso ocorre porque você deixa de dever a esta empresa.

Mas a nova empresa de cobrança pode negativar o seu nome, agora que ela é dona da dívida, então você acaba sendo negativado de novo pela mesma dívida, mas por empresas diferentes. O que não pode ocorrer, é a negativação simultânea, ou seja, as o credor e a empresa de cobrança não podem negativar um nome ao mesmo tempo. Se ocorrer negativação simultânea, o consumidor pode, acionar a justiça por danos morais.

Quando meu nome foi negativado novamente pelo mesmo débito, reinicia a contagem de prazo para nome sujo?

Não. O nome fica sujo no máximo por 5 anos, salvo casos excepcionais previstos em lei. A contagem do prazo é a partir da data de vencimento da obrigação que você deixou de pagar, e não a partir do momento em que seu nome é negativado. E o prazo não é zerado quando a dívida é vendida.

E então? Esclareceu todas as dúvidas sobre cessão de crédito? Se você quer saber mais sobre o assunto, deixe a sua pergunta nos comentários.


Posts Relacionados


Deixe um comentário

239 Comentários em "O banco vendeu minha dívida. E agora?"

avatar
  Subscribe  
Notify of
João Pedro
Visitante

muito legal!!

Wanderson
Visitante

Boa noite,
Tive minha dívida vendida e meu nome está novamente no SPC. A dívida é de 2003, ou seja, tem mais de 15 anos.
Como posso proceder neste caso?

Maria
Visitante

Olá, tive uma dívida com a losango em 2013 consultei meu nome e lá consta que minha dívida foi vendida pra recovery fidc npl com a data de vencimento de 05/01/2014, minha dúvida é: meu nome ainda fica na lista de não pagadores da losango pra sempre?! Ou Já que ela foi vendida agora só consta nesse recovery? Pela contagem meu nome sai do spc Serasa em 05/01/2019 que completa os 5 anos né isso?

RICARDO FERREIRA CAVALCANTE
Visitante

minha divida com o banco foi negativada, já passou os 5 anos e o nome saiu dos orgãos de proteção. a empresa que comprou a divida após os 5 anos pode negativar novamente?

airton ferreira
Visitante

Bom dia, eu tenho uma divida antiga que foi vendida para uma empresa de cobrança ( Recovery ) pelo Itaú, se eu usar a conta para receber meu salario hoje, corro o risco deles pegarem o valor depositado? Gostaria de ter uma resposta por favor.

airton ferreira
Visitante

TENHO UMA DIVIDA ANTIGA COM O ITAÚ QUE FOI VENDIDA PARA A EMPRESA RECOVERY DE COBRANÇA.
SE HOJE EU USAR ESSA CONTA ITAÚ PARA RECEBER MEU SALÁRIO ELES PODEM PEGAR O VALOR PARA COBRIR A DIVIDA?
GOSTARIA DE AJUDAR SOBRE ISSO.

Thainara Sousa
Visitante

Boa noite,
Tenho uma dívida com o Banco do Brasil que não consta mais no cadastro deles e a empresa Ativos S/A está me cobrando. Na consulta do meu CPF consta que devo R$ 143,00 e quando ligo na empresa eles falam que minha dívida é de R$ 2.000,00. O que devo fazer?

Marlon
Visitante
Boa noite gostaria de tirar uma dúvida tenho uma dívida com o banco desde 2013 e pelo tempo que a lei determina e 5 anos para expirar já completo, agora gostaria de saber pq tentei renegociar essa dívida em 2014 mais não consegui pagar a renegociação aí ela vendeu minha dívida para outra empresa aí consultei meu nome não estar no spc nem no serasa porém costas essas pendências ser eu for fazer um cartão de crédito não consigo devido a essa pendência agora queria saber ser ao tentar fazer a renegociação reativar a dívida e começar a conta mais… Read more »
Amanda Ataide
Visitante
Tive problemas com cheques sem fundos com o Itaú mas já fazem 8 anos. Com o Itaú eu não devo nada paguei tudo o que devia mas não conseguir quitar 3 cheques e agora uma empresa alega ter comprado meu título do itau que antigamente era unibanco falando que minha divida e referente as folhas do cheques que eu não apresentei e que cada folha gera uma multa quando não e devolvida e algumas taxas a empresa e Junqueira e Oliveira Advogados pedi um documento que comprove a dívida e eles disse que só pode fazer isso se me manda… Read more »
CESAR
Visitante

BOM DIA, FIZ EMPRESTIMOS EM NOME DE MINHA EMPRESA EM 2013 E NÃO CONSEGUI SALDAR, A EMPRESA ACABOU FECHANDO E FICARAM AS DIVIDAS, AGORA UMA EMPRESA DE COBRANÇA BRS /ATIVOS COMPROU O DEBITO A CAIXA E AO BRADESCO, ESSE DEBITO FOI EM 2013 E JÁ VENCERAM OS 5 ANOS, O NOME JÁ SAIU DO SPC/SERASA, MINHA DUVIDA E SE ESSA EMPRESA DE COBRANÇA PODE NEGATIVAR NOVAMENTE A DIVIDA OU COBRAR JUDICIALMENTE.

alexssandro
Visitante

Bom dia, eu tive esse mesmo ocorrido meu nome foi negativado no banco do brasil e vendida a conta para ativos s.a
a divida prescreveu na ativos s.a se eu quiser abrir uma conta em outro banco corrente ou credito eu posso?????

Maria
Visitante

Eu tinha uma dívida com o HSBC, vencida e negativada desde 2013. O bradesco ao comprar o HSBC me negativou NOVAMENTE com um vencimento de 2017 ou seja, vou ficar mais 5 anos inscrita no Serasa por uma divida já vencida desde 2013!!!

hellen
Visitante

Negociei um debito dois meses antes de prescrever minha divida com o banco, agora não posso pagar e meu nome foi negativado novamente, me passaram que como o acordo foi verbal e não foi assinado nenhuma confissao de divida meu nome não poderia ser negativado. Procede esta informação?

Jhulia
Visitante

Boa tarde! Eu gostaria de saber se sou obrigada a pagar a dívida para a empresa de cobrança ou posso me negar e pagar diretamente para a empresa à qual estou devendo?

Yuri Carvalho
Visitante

Boa noite, financiei um apartamento diretamente com a construtora. Passei um tempo sem pagar e a dívida foi vendida a um escritório. Paguei todas as parcelas junto ao escritório, mas parte da dívida está no Serasa ainda pela construtora, onde financiei primeiro. Isso é legal?

Edmar
Visitante

Bom o melhor negócio é quitar avista a dívida, se não puder venda tudo que tem antes de ser processado e bola para frente.O legisladores ignoraram mais uma vez que a parte mais sensível o devedor, não tem condições de “brigar” com os poderosos bancos, estes sim tem ferramentas para saber se o cliente se tornará devedor a curto, médio e longo prazo, sendo assim os bancos assumiram o risco do negócio, sem contar que banco não perde nada no Brasil, os juros escorchantes são para isso, durma em paz devedor!

Antonio
Visitante

Bom dia,

Estou vendendo um imovel e apareceu uma pessoa interessada em compra-lo financiado pelo Bradesco, mas tive uma divida que caducou à 7 anos e não consta nada em cartorio, SPC, SCPC nem em Serasa, gostaria de saber se esse débito pode atrapalhar na minha venda? E se atrapalhar e procurando o banco e quitar esse débito junto com a empresa que comprou a divida posso em seguida dar prosseguimento com a venda financiada?
Muito obrigado

FELIPE RAFAEL DOS SANTOS
Visitante
TIVE ALGUMAS DIVIDAS VENDIDAS PARA EMPRESAS DE COBRANÇAS , NO CASO PEDI QUE ME MANDASSEM OS BOLETOS COM OS VALORES DO DÉBITO, PORÉM NÃO RECEBI NENHUM COMUNICADO SOBRE ESSA VENDA DAS DÍVIDAS. MINHA DÚVIDA É A SEGUINTE.. CASO EU NÃO PAGUE ESSES BOLETOS DA EMPRESA QUE COMPROU MINHA DÍVIDA POSSO SER NEGATIVADO NOVAMENTE? JÁ SE PASSARAM 5 ANOS , PORÉM ELES ME INFORMARAM QUE CASO EU NÃO PAGUE ESSES BOLETOS MEU NOME SERÁ NEGATIVADO NOVAMENTE . COMO ISSO FUNCIONA ? NÃO ASSINEI NENHUM PAPEL DE ACORDO APENAS PEDI QUE ME ENVIASSEM A PROPOSTA ( os boletos ) PARA O MEU… Read more »
ADSON
Visitante

olá.
Tenho uma divida com o itau mais ela vendeu para Recovery , caso eu pague corro o risco deles não tirarem meu nome do SPC , ou se eu pagar eles irão limpar normalmente ?

Flávia
Visitante

Oi eu tinha uma dívida a 10 anos com o banco do Brasil e essa foi vendida para a Ativos s.a mas agora outra empresa começou a fazer a cobrança isso pode

Bruno Taborda
Visitante
Olá, tive uma conta universitária no Banco do Brasil entre 2003 e 2005 para receber meus pagamentos de um estágio que fazia, após o término do estágio fui até a agência e cancelei minha conta, no dia o atendente devolveu em espécie o valor em dinheiro que tinha em conta, assinei os documentos e fim do assunto. Algum tempo atrás, mais de 10 anos após ter cancelado a conta, comecei a receber cobranças das mais diversas empresas, por sms e e-mail, cada intervalo de 3 meses uma empresa nova aparece me cobrando, sempre achei que era fraude, porem a última… Read more »
Flávio
Visitante
Olá! Possuo uma dívida com o Bradesco (cheque especial e empréstimo), a qual não consegui quitar por ter perdido o emprego e consequente desarranjo financeiro. A dívida se iniciou em junho 2018, quando deixe de pagar os valores devido à falta de dinheiro, e desde agosto venho recebendo cobranças e ameaças de um tal escritório HCosta, por mensagem SMS e ligações diárias. Você saberia me informar se nesse caso se trata de venda de dívida ou de empresa prestando assessoria ao banco (fiquei em dúvida pq a dívida começou a pouco tempo)? Ainda posso negociar diretamente com o banco ou… Read more »
Wellington
Visitante

Só uma duvida, eu tinha 3 dívidas numa instituição financeira, as quais deram 5 anos em fevereiro de 2018, mas ainda assim está aparecendo a dívida agora com a ipanema management, no site SERASACONSUMIDOR, isso está certo?

Pedro
Visitante
Eu tinha algumas dívidas no banco Itaú, que foram repassadas para o grupo recovery, depois de um tempo, consegui negociar e quitar todas as dívidas. A recovery retirou o meu nome do Serasa mas não do banco de dados do Itaú. Gostaria de saber se a recovery deve informar o banco Itaú que foi pago as dívidas para dar baixa no sistema do banco? Por que a recovery informou que eu tenho que ir no banco apresentar a carta de quitação para dar baixa no sistema. Fui ao banco mas informaram que tenho que aguardar alguns dias porque o sistema… Read more »
joildes araujo teles
Visitante

ola tenho uma divida com Bradesco a mais 5 anos fiquei negativado por taxas e multas quando foi agora entraram em contato pra fala que o bradesco vendeu minha divida sendo que ñ recebie nenhum acordo da parte deles e nenhum aviso e tam mim ameaçando de protesta meu nome isso e um abisodo aida dizendo que foi de taxas .

Robson Camilo
Visitante

Tenho uma dívida de 2011 e a empresa passou a dívida para outra, isso tem mais de 5 anos mesmo assim a empresa que comprou a dívida pode negativar meu nome? Após 5 anos?

Gilvania santana
Visitante

Mesmo vc pagando a divida a finaceira o banco pode manter seu nome na lista negra é te negar credito???

Mario Menezes
Visitante

Hoje recebi uma cobrança referente a um debito no banco Itau referente ao ano de 2012, meu nome foi para o Spc e a mais de um esta expirada, foi retirado o registro, hoje recebi uma ligação de uma empresa que diz que comprou a divida caducada do banco, ele disse que meu nome vai ser protestado em cartorio, pode isso acontecer sendo que já fiquei 5 anos no spc por esta divida?

Grazi
Visitante

Bom dia
Já quase 9 anos que tenho uma dívida cm o Itaú , desse maio tempo já “caducou” só q eu acho q o banco vendeu minha dívida para um setor de cobrança que indevidamente está me cobrando por ligação , e-mail e SMS , mais eu nunca forneci nem número do telefone e nem e-mail para ele não sei como eles descobriram . Agora eles tão falando q meu nome está em cartório pra cobrança . AGORA MINHA PERGUNTA ELES PODEM FAZER ISSO .

Marconi Coutinho
Visitante

Olá, Tive minha divida vendida do Banco d o Brasil para as empresas ATIVOS S.A. SECURITIZADORA e SP WORK ASSESSORIA DE COBRANCA LTDA-ME , porém minha divida do Banco do Brasil foi negativada em 2014, ja essas empresas negativaram meu nome de novo em 2017, a partir de qual data eu conto a exclusão do nome do serasa, 2014 ou 2017 ??

Julio borges
Visitante

Bom dia meu nome é Júlio tenho um débito com a Caixa Econ de 2013 consultei meu nome no sp. Tava restrito com data de vencimento de 2015 um mês depois consultei não constava nada e agora em outubro apareceu negativado novamente ao que com outro vencimento e valor diferente e mesmo número de contrato oque me levar a crer que seja a mesma dívida ela pode fazer isso?

Livia Fernandes
Visitante
Por favor me ajude! Meu caso é o seguinte, eu tinha uma dívida no cartão de crédito junto ao Banco do Brasil que ficou anos sem pagar. comecei a trabalhar e a 5 meses atrás peguei a dívida . Paguei o valor total sem desconto algum pois o Banco do brasil me informou que se eu aceita-se alguma proposta não conseguiria ter linhas de crédito por lá. A dívida ja tinha sido repassada para uma empresa terceirizada (AtivosSA) já têm 5meses que paguei, meu nome saiu do spc, no entanto fui no banco atualizar meus dados no sistema e o… Read more »
Fabio
Visitante

Gostaria de saber se a empresa que comprou a dívida pode descontar algum valor perante ao banco onde a pessoa devia?? Se puder me ajudar fico agradecido

Kássia
Visitante

Quando a dívida de um banco é vendido para uma financeira e caduca. Então eu ficarei negativada neste banco e na financeira, não podendo mais ter um relacionamento com este banco???

Éliton Arantes
Visitante
O banco Santander não fechou minha conta e a mesma ficou aberta gerando débito por 3 anos, após isso meu nome foi pro SPC e dai fui no banco pra resolver, então o gerente fechou minha conta mesmo com a divida de 1.350,00 alegando que a divida seria paga automaticamente pelo banco, mas não aconteceu, então a divida foi vendida a outra instituição, depois da reclamação na ouvidoria do santander, o gerente da conta entrou em contato me informando que iria tirar meu nome do SPC e o banco pagaria a divida, assim foi feito, automaticamente todo o meu crédito… Read more »
Rosana
Visitante
Bom dia! Primeiramente virei sua fã, vc fala de uma maneira facil de entender! Eu tinha uma divida c o banco HSBC, já tem mais de 10 anos, tentei na epoca fazer um acordo, mas os juros eram muito alto, agora venderam para o Bradesco, n me avisaram nada. Só que de uns 3 anos pra cá ando recebendo muitas ligaçoes até as 8 da noite, nessas ligaçoes são em torno de 20 a 30 vezes por dia, até que minha filha pediu o contrato dessa divida e ninguem dessa assesoria de cobrança mandou. Eu tentei negociar, só n fiz… Read more »
Suelen
Visitante

Oi. No caso dessas cessao de credito. Uma vez cedida eu deixo de dever ao banco oroginal o qual contrai a divida, mas o meu nome continuaria na lista de devedores do banco? Eu pagando a financeira que comprou a divida o meu nome deixaria de ser negativa pelo banco origina ? Me refiro a negativacao do banco e nao dos orgaos de protecao uma vez que a minha divida ja prescreveu.

Lídia
Visitante

Tive um problema com cheques devolvidos do HSBC à anterior a 2014 paguei os cheques devolvidos e fechei. A conta Ms continuei com o. Cartão de. Crédito agora estou. Recebendo ligações que estou com. Uma. Dívida externa como pode. Isso ? Nunca. Fui enformada somente. Agora em 2018

Tatyana
Visitante

Consultando meu CPF vi que está negativado por uma empresa que não conheço será que minha dívida foi comprada por essa empresa ou financeiro ? Aconteceu isso com uma amiga e ela entrou na justiça , será que ela ganha alga coisa com danos morais? Ela falou pra eu entrar na justiça tmb mas tenho medo de não ganhar nada e ser perda de tempo

Viviane
Visitante

Bom dia ! Tenho uma divida antiga com o santander que foi vendida para uma empresa de cobrança, se meu pagamento cair no banco essa divida pode acabar retornando para o santander para que eles me cobrem ?

Jorge
Visitante
Usei o meu limite do banco ha da conta juridica em media 16 mil dai nao dei conta ou seja nao recebi da obra onde investi esse dinheiro dai pus na justiça so que contínuo devendo no banco dai uma empresa chamada NNW mim encheu o saco com muitas ligações e muitas nao falam so dao toques no meu celular de números sempre diferente so algumas ligações consegui falar com eles ate ameaçaram de cancelar minha cnh tentamos um acordo a proposta deles seriam 10% de desconto eu nao tive como aceitar usei 16 mil hoje ta em quase 100… Read more »
Christian Aguiar
Visitante
Não pague e recorra a justiça. Passo pela mesma situação, e além da ameaça de suspenderem a CNH, ameaçam suspenderem a conta corrente. Que empresa é imbec** o bastante para requerer na justiça a suspensão de sua conta corrente e CNH, que pode ser seu “ganha pão” para quitar sua dívida? Isso é coisa de advogado de porta de cadeia. Denuncie no Reclame Aqui, consumidor.gov.br, não atenda este povo e entre na justiça. Você deve? Deve. Então, na justiça o juiz irá considerar sua capacidade de pagamento da forma que você pode, e não que os cobradores querem! E por… Read more »
Monique Alves pessoa
Visitante

Ola tenho uma dívida na cx econômica desde de 2014 esta com cadastro no spc essa divida a caixa vendeu a divida para uma empresa de cobrança que incluiu meu nome no serasa com a data de 10/2018 e com um valor diferente do valor que esta sendo cobrado no spc isso pode ?

Danielle Ramos Rocha
Visitante

Bom dia, a caixa vendeu minha divida, ai fiz um acordo com essa empresa que comprou so que fiquei desempregada e não consegui pagar as parcelas e quebrei o contrato, ai meu nome foi colocado no Serasa novamente, a data que eles pode colocar e da época da caixa ou da minha parcela que não paguei do contrato dessa empresa?

Marisangela Oliveira
Visitante

Tenho uma dívida de R$1984,00 com o Banco do Brasil, que foi vendida para a Ativos. Minha pendência é do ano de 2015, 2016. Consegui renegociar por R$700,00. Consultei meu nome no site serasaconsumidor, e não consta meu nome no SPC. A Ativos me informou, que pagando o valor menor, não consigo nenhum crédito do Banco do Brasil. Se é assim, qual a vantagem de pagar essa dívida num valor menor? Pagando valor menor continuo com restrição no Banco Central?

Christian Aguiar
Visitante
Passei por situação similar. O próprio Banco Do Brasil ofereceu 2 modalidades de parcelamento inclusive pelo internet banking: uma integral (desconto das parcelas em conta) e outra com desconto (pagamento do parcelamento por boleto) e conta bloqueada até a quitação, informando que após esta data reativaria a conta. Resultado: quitei com desconto, mas foram suj*s o bastante para cancelarem unilateralmente minha conta por falta de movimentação (obvio,já que estava bloqueada!). Ou seja, MESMO que pague a divida integral à esta Ativos, não verá novamente sua conta no BB. Só a manterão no Banco Central até quitar a dívida, depois sai… Read more »
Ernando
Visitante

Fiz uma renegociação de uma dívida com empresa terceirizada de cobrança,posso no futuro fazer um financiamento????

DIONE RODRIGUES DA SILVA
Visitante

Boa tarde
Tinha uma divida de 2013 e no serasa consta que meu nome nao esta negativo
Mas consta a mesma divida em atraso

Christian Aguiar
Visitante
Senhores(as), Tenho três questões de difícil solução. Vamos lá (vou resumir ao máximo): 1º: A Caixa vendeu meu débito ao Omni. O débito real foi de R$ 16600,00, mas o Omni me negativou no valor de 33500,00. O que fazer? (Não passou nem 6 meses para gerarem este juro abusivo). 2º: Tive uma conta no Banco Real e nele, um débito. Negociei. No processo, o real passou para Santander. O BANCO encerrou minha conta (Santander), e, com isso, a divida prescreveu, porque com o encerramento não pude mais pagar pelo débito em conta, encerrada por eles mesmos. Foi dado a… Read more »
Jaqueline Moreira
Visitante

Essa empresa que adquiriu a dívida pode penhorar algum bem da pessoa???

Daniele de Lima
Visitante

Bom dia, meu nome é Daniele!
Fiz um empréstimo consignado na empresa em que trabalhava em 2010, pela caixa no valor de R$5.000,00, paguei uma parte, mais fui dispensada, e depois nao consegui continuar pagando, tentei fazer uma negociação sem.sucesso. E agora a Recovery comprou minha dívida, não fui notificada pelo banco da venda, pedi documento que comprove a cessão de crédito e até agora não recebi…. como posso resolver e eles podem enviar meu nome ao SPC?

Genivaldo de souza
Visitante

Olá bom dia se uma dívida no banco está com processo judicial ela pode ser vendida e a empresa que a comprou pode colocar o nome nos órgãos de proteção