Como quitar dívida do cartão de crédito?

quitar dívida do cartão de crédito

Quitar dívida do cartão de crédito pode ser um tormento. Mas é possível fazer isso e superar essa fase de dificuldade financeira de forma menos traumática do que geralmente é.

Utilizado por cerca de 52 milhões de pessoas no Brasil para pagar contas, segundo o SPC, o cartão de crédito também é um dos grandes responsáveis pelo endividamento dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), em 2018, 77% das famílias brasileiras revelaram ter dívidas no cartão de crédito. Isso representa uma média de 8 em cada dez cidadãos. De acordo com o Banco Central, em fevereiro de 2018, os juros médios do rotativo do cartão ultrapassaram os 333%.

E não pense que essa dívida é exclusiva às famílias de classe média e baixa. Os dados mostraram que mais de 73% das famílias com renda superior a 10 salários mínimos também fazem parte do time ECC (Endividados do Cartão de Crédito).

E se você, assim como esses milhares de brasileiros, tem dívidas do cartão e quer se livrar delas de uma vez por todas, fizemos uma dica para lá de útil para você entender como quitar dívida do cartão de crédito.

Como quitar dívida do cartão de crédito

Interrompa o uso do cartão

Ao menor sinal de endividamento, pare imediatamente de comprar usando o cartão. Isso só faz a sua despesa crescer exponencialmente. Então, a melhor saída é estancar a sangria até normalizar as suas faturas. Além disso, procure pagar as faturas em dia ou até mesmo antecipadamente.

Priorize o pagamento da dívida com cartão de crédito

Ao pagar a dívida do cartão de crédito, você sai do efeito bola de neve, pois os juros do cartão de crédito são muito altos e podem ultrapassar os 17%. Como o valor da fatura é cumulativo, a cada parcela que você atrasa, os juros vão aumentando. Dessa forma, as suas chances de se livrar desse monstrinho vai diminuindo potencialmente.

Controle os seus gastos

Utilize uma planilha financeira para controlar os seus gastos. aqui no blog já fizemos um post que te ensina a montar a sua planilha financeira pessoal.

Vale entrar no cheque especial para quitar dívida do cartão de crédito?

Cartão de crédito ou cheque especial? Muitas pessoas acabam se endividando também no cheque especial quando tentam quitar a dívida usando recursos dessa modalidade de crédito.

O que é um erro, pois o cheque especial também pratica juros altíssimos. Inclusive, você pode saber qual dos dois compensa mais através de um dos artigos que já fizemos aqui.

E empréstimo? É uma alternativa viável para quitar dívida do cartão de crédito?

Caso não tenha recursos financeiros para quitar o valor total da fatura, opte por fazer um empréstimo pessoal pode ser uma opção, porque os juros são menores. Mas é importante avaliar e pesquisar bem antes de sair pegando empréstimos por aí. A melhor alternativa é negociar a dívida do cartão de crédito.

Tenho dívidas em mais de um cartão de crédito. Como devo proceder?

Se você utiliza mais de um cartão de crédito, dê prioridade para pagar a fatura do que tem taxas mais altas. Após finalizar seus gastos, bloqueie este cartão.

Posso pagar só o valor mínimo da fatura?

Esse, sem dúvida, é um dos maiores erros que você poderia cometer. Afinal, os juros do crédito rotativo são estratosféricos. Portanto, evite pagar o valor mínimo da fatura, pois a sua dívida pode triplicar com o valor dos juros e multas.

Seja consciente ao adquirir um cartão de crédito

Procure utilizar cartões que têm anuidade zero. Hoje em dia, existem muitas instituições financeiras (também chamadas de fintechs) que oferecem cartões de crédito nessa modalidade;

Além disso, tenha, no máximo, dois cartões de crédito. Assim você terá uma noção mais real do quanto está gastando. E, ainda terá menos chances de se perder na administração das faturas.

Mude os hábitos de consumo

Adote o hábito do consumo consciente. Apesar de parecer balela, comprar estritamente o necessário foi um dos grandes fatores que me ajudaram a sair das dívidas e também a conseguir juntar dinheiro. Sempre que quiser comprar algo, principalmente com o cartão de crédito, reflita se realmente você precisa desse item e se o preço cobrado vale pelo tanto de vezes que você o usará.

Como posso negociar a minha dívida de cartão de crédito?

O primeiro passo, é que ao menor sinal de que as coisas vão sair do controle, você tente negociar a dívida com o banco ou a administradora do cartão de crédito.

Caso não consiga chegar a um acordo, outra solução são as assessorias de cobrança online, que podem te ajudar a sair do sufoco .

Fique de olho nas opções de renegociação via site oficial do banco. Os descontos são bem mais atraentes do que os oferecidos nas agências físicas ou até mesmo pelo atendimento via telefone. No meu caso, esse desconto ultrapassou 75% do valor total da dívida – e fiz um excelente negócio!

Espero que com estas dicas você esteja mais preparado(a) para lidar com o cartão de crédito. E, além de tudo, pronto para quitar a sua dívida, pois quanto antes interromper o crescimento dela, mais rápido recuperará a sua liberdade financeira.

Gostou dessas dicas? Compartilhe com quem você gosta e comente à vontade. Prometemos responder!

 


Posts Relacionados


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of