Como descobrir o melhor momento para negociar dívida?

momento para negociar divida

Existe melhor momento para negociar dívida ou uma negociação pode ser feita a qualquer hora, sem planejamento? Fato é que quem já se endividou sabe como essa situação é desagradável. Mas por mais desolador que seja o cenário, é preciso manter a calma e encarar o problema de frente. Porém, sem desespero!

Uma das piores consequências para quem perdeu o controle das finanças é ter o nome inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e SERASA.

No entanto, a ânsia de ter o nome limpo novamente, leva vários consumidores a cometer alguns erros graves. Para evitar equívocos na hora de quitar a sua dívida, vamos te ajudar a identificar qual é o melhor momento para negociar dívida.

Como saber qual é o melhor momento para negociar dívida?

Na hora de quitar uma dívida, é muito importante que você esteja atento ao seu momento financeiro. Responda com sinceridade às seguintes perguntas:

  • Vou conseguir honrar esse compromisso agora?

  • Qual o melhor dia de vencimento das parcelas do acordo?

  • A empresa me ofereceu as melhores condições possíveis para quitar a minha dívida?

  • Quais são as consequências se eu precisar atrasar o pagamento?

São perguntas simples, mas que te ajudam a entender o seu momento e a enxergar se você está ou não pronto para negociar naquele momento.

Qual é o melhor momento para negociar dívida na Acerto?

No portal de negociação de dívidas da Acerto, recomendamos que a negociação seja feita quando o consumidor estiver apto para honrar com o pagamento do acordo, pois isso evita a perda das condições conquistadas e te livra da famosa bola de neve.

Como saber qual é a melhor data de vencimento dos boletos?

Você deve ficar bastante atento à data de vencimento dos boletos antes de negociar a sua dívida. Geralmente o primeiro boleto da negociação tem vencimento entre 5 e 15 dias úteis após o acordo. Por isso, é muito importante verificar se esse tempo será o suficiente para você quitar a fatura.

Dessa maneira, orientamos que negocieem uma época próxima a data de recebimento do salário. Assim, dá para se programar para ter o dinheiro em mãos no dia do vencimento. Se isso não for possível, pode ser necessário ter que esperar o melhor momento para negociar dívida.

Além disso, atitudes como essas evitam a quebra do acordo e te livram do transtorno de ter o nome negativado novamente.

[+] Leia também: Negociei uma dívida e não dívida e não paguei

Estou desempregado, devo negociar a minha dívida agora?

Logicamente, quanto antes você quitar a sua dívida, melhor é. Afinal, os juros param de crescer e você tem a oportunidade de ter o nome limpo novamente. Mas caso esteja desempregado, avalie bem a situação.

Você tem dinheiro suficiente para arcar o compromisso sem atrapalhar a sua sobrevivência? Pagar a dívida é importante, no entanto necessidades básicas, como a alimentação, contas de consumo (água e energia), por exemplo, precisam estar supridas.

Se você tem a possibilidade de se livrar da dívida agora, ótimo. Inclusive, se conseguir um empréstimo mais barato que a sua dívida (com um familiar, por exemplo), vá em frente. Entretanto, evite se precipitar, caso esteja desempregado.

Estou pronto para negociar a minha dívida. E agora?

Agora que você já avaliou a sua situação, tome algumas precauções para negociar:

  1. Estabeleça limites de quanto pode pagar por mês e evite que novas dívidas sejam adquiridas;
  2. Reserve um valor mensal para cobrir novos imprevistos que poderão surgir;
  3. Seja cauteloso e previna-se de novas dívidas desnecessárias.

Erros que você deve evitar, mesmo que este seja o seu melhor momento para negociar dívida:

  1. Não reestruturar o orçamento;
  2. Comprometer toda a sua renda com dívidas e se esquecer dos gastos fixos;
  3. Não prestar atenção na data de pagamento;
  4. Realizar novas compras a prazo sem considerar outras despesas que já possui.

Conclusão:

Não se esqueça, o melhor momento para fazer um acordo é quando você possui efetivamente condições de quitar a dívida. Portanto, se você já está pronto para negociar, acesse site da Acerto e consulte o seu CPF.

Assim, após negociar as dívidas e limpar o nome, fica muito mais fácil para começar a se planejar para o futuro.


Posts Relacionados


Deixe um comentário

Seja o Primeiro a Comentar!

avatar
  Subscribe  
Notify of